quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Beber água pode ajudar na perda de peso? Pesquisa aponta que sim

Um controlador de apetite que não precisa de receita, não tem efeitos colaterais - desde que não haja abuso - e custa muito pouco (ou quase nada) acaba de receber a aprovação de pesquisadores.

Um estudo apresentado na última Reunião Anual da Sociedade Americana de Química demonstrou que um copo de aproximadamente 230 ml de água, tomado antes das refeições, pode ajudar as pessoas a controlar seu apetite.

Nós apresentamos os resultados do primeiro ensaio clínico randomizado que demonstram que o consumo de água pode ser uma estratégia efetiva para o controle do peso?, afirma Brenda Davy, principal autora do estudo.

"Partimos de resultados apresentados em pesquisas anteriores feitas com pessoas de meia-idade e idosos que tomavam dois copos de água antes de se alimentar. Esses indivíduos consumiam entre 75 e 90 calorias a menos por refeição do que pessoas que não tomavam nada. Em nosso estudo acompanhamos - durante 12 semanas - pessoas que tomavam água nas três principais refeições diárias e observamos que realmente houve redução do peso desses indivíduos, quando comparados a outros que não tinham o mesmo hábito", completa Davy, pesquisadora do Instituto Politécnico da Universidade Estadual de Virgínia (Virginia Tech), nos EUA.

A pesquisadora aponta que o conhecimento popular já apontava para esse fato. Mas foi surpreendente chegar a conclusões científicas que comprovassem os reais benefícios do hábito. Outras pesquisas sugeriam para esse mesmo resultado. O que faltava, entretanto, eram testes clínicos sérios que comprovassem isso.

O estudo acompanhou 48 adultos, com idades entre 55 e 75 anos, divididos em dois grupos. Um que ingeria água e outro que não aderiu ao hábito. Todos os indivíduos, entretanto, fizeram refeições com baixo índice calórico (ou seja, todos estavam na mesma dieta alimentar). Após 12 semanas, aqueles que bebiam água chegaram a perder até 35% mais peso do que aqueles que não consumiam nenhum líquido.

Davy diz que o consumo de água pode ser efetivo por um motivo simples: encher o estômago com uma substância livre de calorias. Dessa forma, as pessoas se sentem satisfeitas mais rapidamente, comem menos e assim diminuem a ingestão calórica. "As pessoas deveriam beber mais água e menos bebidas com açúcar ou adoçante. É uma maneira simples de facilitar o gerenciamento do apetite", diz.

A pesquisadora aponta ainda que não se sabe exatamente o quanto de água deve-se ingerir diariamente, apesar de alguns estudos apontarem que o consumo máximo diário não passe de 2 litros (enquanto outros, como o do Instituto Americano de Medicina, dizem que a sede é o único fator limitante). Esse último estudo diz que a ingestão diária mínima indicada é de nove copos de 230 ml para as mulheres e 13 para os homens. Davy lembra que há situações raras, mas graves, de pessoas que desenvolveram a chamada "intoxicação por água", causada pelo excesso de consumo da bebida.

Fonte: Portal Uol
Notícia publicada em: 30/09/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário